quinta-feira, 24 de abril de 2008

Proibir ou não?

Um boa discussão no momento é a questão de proibir ou não propagandas de cerveja, que é realmente uma encruzilhada.

Diante de vários pontos positivos e negativos para qualquer que seja a decisão, é uma questão que está gerando polêmica

O álcool é um problema sério que a sociedade está tendo que enfrentar, isso é fato!
Milhares de mortes acontecem por bebida + direção, pais agridem seus filhos, maridos espancam esposas e se escondem por trás do álcool, e etc...

Mas será que não existir publicidade para cerveja mudaria isso? Ajudaria até que ponto? Como publicidade está influenciando as pessoas no consumo de álcool, e principalmente no consumo excessivo de álcool.

A cerveja movimenta a publicidade, várias das melhores propagandas do mundo têm as marcas de cerveja como cliente, eventos culturais patrocinados por cervejas, e é, sem dúvida, um mercado muito explorado e muito bem explorado.

Como principal defensor da proposta de lei que proibiria a publicidade de cerveja Ronaldo Laranjeira, médico psiquiatra e coordenador da Uniad declara: "é grande a indignação em ver nossos filhos e nossas crianças serem 'deseducados' pela publicidade. Além disso, a saúde pública deve estar acima do mercado" e ainda, em defesa da lei os dados são muito relevantes: 14% dos jovens que bebem começaram a ingerir álcool com menos de 17 anos e para 52% dos adolescentes, a bebidas mais ingerida é a cerveja. Apenas 38% dos entrevistados entre 18 a 24 anos são abstinentes.

Do outro lado, contra a lei está Dalton Pastore, presidente da Abap,
"sem a publicidade, não se lançam novas marcas, acaba a concorrência de preços e a necessidade de se desenvolver novos e melhores...”

Realmente os dois lados têm argumentos fortes e será sem dúvida uma decisão difícil.


Lei mais sobre o assunto na Meio e Mensagem

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