De acordo com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) as queixas recebidas são baseadas no argumento de que a propaganda reforça o estereótipo da mulher como objeto sexual e ignora as conquistas da sociedade contra o sexismo (discriminação baseada no sexo). Por isso, o comercial da Hope estaria infringindo os artigos 1° e 5° da Constituição Federal que tratam da dignidade da pessoa humana e da igualdade perante a lei, respectivamente.
E o que os homens (nem todos) estão comentando disso no twitter:
É, REALMENTE PARECE QUE AS RECLAMAÇÕES POSSUEM UM POUCO DE FUNDAMENTO!
NOTA:
E como nota de rodapé, depois de ler muitos comentários comparando o caso com o carnaval e as novelas, acho importante esclarecer que sexismo não é o mesmo que sexual.
Para quem quiser ler mais sobre o assunto e ver os dois lado da discussão:
- Fica aqui a dica de um texto bacana da Bárbara Castro sobre a polêmica.
- E aqui a declaração da Hope sobre o comercial.
Um comentário:
apenas para complementar:
Existe uma diferença entre as propagandas de cerveja, a novela com cenas de "sexo", o carnaval com mulheres nuas e essa propaganda: Enquanto um tem apelo VISUAL, a Hope, mesmo que em uma brincadeira, está usando um estereotipo de COMPORTAMENTO.
A publicidade e a TV influencia mais do que imaginamos... muitas pessoas ditam o certo e o errado pelo que veem na TV e pelo o que as "celebridades" fazem e usam.
O problema dessa propaganda (na minha opniñao) não é ter 1 mulher sem roupa e sim dizer q a mulher consegue o que quer usando seu corpo!
Postar um comentário