quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Hope, Gisele e o TT

A Gisele Bundchen está no Trend Topic de hoje pelo polêmico comercial da Hope e a possibilidade de suspensão do vt.

De acordo com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) as queixas recebidas são baseadas no argumento de que a propaganda reforça o estereótipo da mulher como objeto sexual e ignora as conquistas da sociedade contra o sexismo (discriminação baseada no sexo). Por isso, o comercial da Hope estaria infringindo os artigos 1° e 5° da Constituição Federal que tratam da dignidade da pessoa humana e da igualdade perante a lei, respectivamente.

E o que os homens (nem todos) estão comentando disso no twitter:



É, REALMENTE PARECE QUE AS RECLAMAÇÕES POSSUEM UM POUCO DE FUNDAMENTO! 

NOTA:
E como nota de rodapé, depois de ler muitos comentários  comparando o caso com o carnaval e as novelas, acho importante esclarecer que sexismo não é o mesmo que sexual.


Para quem quiser ler mais sobre o assunto e ver os dois lado da discussão:
- Fica aqui a dica de um texto bacana da Bárbara Castro sobre a polêmica.
- E aqui a declaração da Hope sobre o comercial.

Um comentário:

Paula Salerno disse...

apenas para complementar:

Existe uma diferença entre as propagandas de cerveja, a novela com cenas de "sexo", o carnaval com mulheres nuas e essa propaganda: Enquanto um tem apelo VISUAL, a Hope, mesmo que em uma brincadeira, está usando um estereotipo de COMPORTAMENTO.

A publicidade e a TV influencia mais do que imaginamos... muitas pessoas ditam o certo e o errado pelo que veem na TV e pelo o que as "celebridades" fazem e usam.

O problema dessa propaganda (na minha opniñao) não é ter 1 mulher sem roupa e sim dizer q a mulher consegue o que quer usando seu corpo!