terça-feira, 23 de agosto de 2011

Daqui pra lá (ou vice versa)

Esse fim de semana passei a tarde de sábado no bairro chinês de Buenos Aires.Uma imersão em um universo paralelo dentro da capital Argentina.


São supermercados com produtos - de frescos a industrializados – que trazem um pouco do sabor do Oriente e da identificação visual. Publicações em chinês noticiando o que acontece na Argentina e no mundo, cartazes, restaurantes e etc.


Esses dois ou três quarteirões ilhados em Buenos Aires atraem curiosos, turistas e amantes da cultura e culinária chinesa. E ao final, o que encontramos é uma incrível mistura de línguas e cores muito interessante!


Depois de ver tantos produtos que não fazia ideia do que eram e para que serviam, e me divertir vendo as adaptações de embalagens dos produtos que vemos todos os dias, tive que pesquisar um pouco sobre a publicidade na China.


Pelo que encontrei, a china tá com tudo quando o assunto é publicidade e mídia. Praticamente a "Galinha dos Ovos de Ouro" das Agências de Publicidade Multinacionais.

De acordo com o presidente da JWT na China, Tom Doctoroff, "Os chineses são, talvez, as pessoas que melhor aceitam a publicidade. Devido a uma mistura de repressão comunista e uma explosão de opções de estilo de vida, os chineses, sobretudo os jovens, necessitam marcas."


E comprovando essa afirmação, institutos apostam que, ao final deste ano, a China deverá conquistar o posto de segundo País do mundo com maior investimento de mídia, perdendo apenas para os Estados Unidos.



Em contrapartida e na contra mão da realidade, este ano, termos como ‘luxuoso’, ’supremo’ e ‘nobre’ foram proibidos pelo Governo Municipal de aparecer nas propagandas em Pequim. De acordo com o Governo, “palavras como essas induzem ao hedonismo e ao vazio espiritual, contrariando a cultura do país” fonte el mundo


Confira aqui um pouco do que se vê nas ruas da China:

Tenho que confessar que, para mim, o que encontrei foi apenas "mais do mesmo": ads muito mais globalizados do que eu imaginava.

Vindos de uma cultura tão diferente, não encontrei simbolismos nem particularidades que chamassem a atenção! Os mesmos ads, com títulos adaptados (claro!), seriam muito bem aceitos por aqui!











Se te interessou, mergulhe no universo da publicidade na china via: ADs of China e 25horas.com

fonte dos anuncios: Ads of China e 25horas

Nenhum comentário: