segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Direto do fundo do mar

Acabou de chegar no Brasil a H2O Plus: uma marca de cosméticos bem conhecida over seas (fiz o trocadilho porque tem tudo a ver com a proposta do produto). O que não faz ela ser só mais uma no mercado é o fato de trabalhar com produtos à base de água, o que não é muito comum no meio.
O motivo da H2O Plus estar no post de hoje não é a parte estética da coisa, mas sim a abordagem que eles utilizam na comunicação (e consequentemente na publicidade) aqui no Brasil, que ao meu ver é muito interessante e vai fora do padrão. Aproveitando a onda toda natural do produto, a comunicação sempre trabalha dando foco aos componentes marinhos e o porquê de cada um deles ser usado no produto.

Aqui vai um exemplo:


Água Hidratante Oasis™ (Face Oasis™ Mist)
Uma bruma energizante e nutritiva para a restauração instantânea da hidratação da superfície da pele. A Água Hidratante Face Oasis™, é um hidratante facial enriquecido com vitaminas e minerais naturais, que reabastece a instantaneamente a hidratação da pele. O Complexo Mineral Marinho auxilia na penetração dos extratos de wakamealface do mar e de erva do mar. Além disso, conta com a presença de extratos antiidade com ativos como a himanthalia, spirulina e nori. Enriquecidas com vitaminas A, C, E e Pró-vitamina B.

Para completar, vem a foto do produto assim:

Resultado?
Dá vontade de mergulhar num potinho azul desse.

Claro que nós não sabemos o que são nem metade dos componentes (alguém aqui sabia que existe alface marinho?), mas gosto da maneira como se trabalha a informação desse jeito porque combina com a proposta do produto. O que eu quero chamar a atenção é que ao invés de usar a pegada das outras marcas de cosméticos, que focam muito nos resultados e em fotos de super modelos usando os produtos, a H2O Plus usa essa estratégia de informação, que ao meu ver dá muito resultado porque é novo, diferente, e deixa a gente curioso.

Redes Sociais
Outra parte da estratégia de comunicação que eu gostei. Ao invés de falar só de si mesmo e ser repetitivo, os canais do Facebook e do Twitter da marca falam de coisas além, como por exemplo divulgar um post sobre cuidados na alimentação ou dicas de moda. Qual o efeito disso? O fã da Página, ou o seguidor do Twitter, tem um "descanso" nas propagandas e pode interagir sobre outros assuntos. Essa é uma ótima alternativa para Fan Pages e perfis novos, que ainda não tem muito seguidores. Se a marca é jovem, como é o caso do H2O Plus no Brasil, não tem muitos admiradores ainda, logo, nada como ganhar uns retweets e likes em posts diversificados, não é mesmo?


Não sei com vocês, mas comigo essa estratégia funciona, porque eu estou super afim de ter uma dessas águas de banho e cremes marinhos no meu banheiro.

Atendimento


Claro que como qualquer marca, os clientes sempre têm dúvidas quando não conhecem o produto. Salvo algumas raras excessões, as marcas de cosméticos não costumam responder essas dúvidas (acredite que eu sei do que estou falando, ser editora de um blog de maquiagem não é fácil). Nesse quesito a H2O Plus ganhou outro ponto, porque eu fui atendida com rapidez e com as informações que eu queria:


Embora ainda não tivesse entre as informações do site, a empresa me respondeu dizendo qual era o produto indicado para a minha dúvida. Logo, mais um ponto para eles.

No geral, achei que no quesito "comunicação" a estratégia da marca está bem boa. Se o produto for bom mesmo como dizem, tem tudo para ser mais uma daquelas marcas que vem e não se vão nunca mais.

Beijos,
@RubiaPria

Nenhum comentário: